Amesterdão - O que visitar!

- Ruas e bairros, para nós a maior recordação que levámos da cidade é mesmo… A cidade, deixe-se perder nas ruelas e bairros históricos de Amesterdão, a não ser que vá de bicicleta ou barco (passeio nos canais) não faça mais nada que não seja a pé. Coloque no seu roteiro a Damrak (avenida que liga a Centraal Station à Praça Dam).


- Praça Dam - A principal praça da cidade, sensivelmente a meio da mesma está um obelisco com 22 metros a homenagear os soldados Holandeses que morreram durante a II Guerra Mundial, um dos grandes edifícios que delimitam a praça é o Palácio Real (no entanto não habita lá nenhum monarca, actualmente é sede de várias empresas). É também nesta praça que pode visitar o museu de cera Madame Tussaud.


- Madame Tussaud – Na nossa opinião, se já visitou a sucursal londrina do Museu, não vale a pena visitar este. A não ser que seja um fã extremo de cera modelada, mas prepare-se para uma fila longa e
demorada.
Onde fica - Dam, 1012 JL Amsterdam
Horário – Madame Tussaud – 10h às 20h.
Preço – 19,5 euros se comprado online.


- Bairro Jordaan - Aconselhamos um passeio por este bairro mais tradicional, quase sempre junto aos canais, onde pode apreciar a arquitectura da cidade. É neste bairro que pode visitar a casa de Anne Frank.
Onde fica – Casa de Anne Frank - Prinsengracht 263-267, 1016 GV Amsterdam
Horário – 10h às 20h (Sábados e Domingos – 9h às 22h)
Preço – 9 euros.


- Visitar os canais - Aconselhamos um passeio de barco pelos canais, tem vários postos ao longo da cidade onde consegue iniciar o tour de barco. A grande maioria têm audioguia caso queira perceber um pouco melhor onde anda.
Preço - varia consoante o tour escolhido. Nós devemos ter gasto menos de 10 euros por pessoa. O melhor é ver no local e escolherem o que mais se adequa ao vosso interesse e carteira.
- Sabia que? - As casas em Amesterdão são inclinadas para a frente nos pisos mais elevados? Isto provoca a ilusão de óptica dos prédios serem maiores do que aquilo que realmente são.


- Heineken Experience – Este museu da famosa cerveja está situado na 1ª fábrica da marca, ao longo da visita irá perceber como uma cervejaria falida deu lugar a uma das marcas mais fortes do mercado, passando pelo processo de fermentação e elaboração do produto final que claro… Poderá provar no fim!
Onde fica - Stadhouderskade 78, 1072 AE Amsterdam
Horário – Segunda a Quinta – 10h30m às 17h30m – Sexta a Domingo – 10h30m às 19h(a hora final é a da última entrada)
Preço – 16 euros

- Bairro De Pijp - Já que aqui chegou aproveite e passeie pelo bairro de De Pijp, zona onde os bares, cafés e mais bares dominam, há quem diga que esta é a verdadeira zona boémia de Amesterdão, menos frequentada por turistas que por exemplo o Red Light District, tornam este bairro mais “autêntico”. Aproveite e beba mais um copo em vários bares do bairro, ou se preferir, um chocolate quente nas muitas chocolaterias da zona.
Onde fica – Um dos bares CT Coffee and Coconuts - Ceintuurbaan 282-284, 1072 GK Amsterdam
Horário – Varia de bar para bar, mas estão abertos até “horas tardias”.
- Sabia que? - Vai reparar que as casas não têm grandes elevadores ou espaço nas escadas… Já imaginou mudar-se para o 3º andar de um prédio e precisava levar um sofá de 3 lugares que não cabe por certo na porta do prédio? Tenha o cuidado de ver que na grande maioria dos edificios clássicos existe uma roldana perto do telhado, o conceito é simples… Tudo o que é mobiliário antigo, entra pela janela.


- Vondelpark – O maior jardim da cidade, tem cerca de 47 Hectares e foi inaugurado em 1865. O seu nome original era “Parque Novo” mas ganhou o seu nome por causa da estátua do escritor Joost Van Den Vondel que está no jardim. É comum haver a apresentação de peças de Teatro ao ar livre no parque onde os espaços verdes dominam a vista.
Onde fica - Stadhouderskade 47I, 1072 AA Amsterdam
Horário – 24 horas, 7 dias por semana.
Preço – Gratuito.
- Sabia que? - Desde Setembro 2008 é permitido a adultos terem relações sexuais no parque? Desde que durante a noite e sempre longe das zonas de recreação das crianças?


- Mercado das Flores flutuante – Qualquer um de nós já viu postais da Holanda com planícies cobertas de Tulipas certo? E se pudesse ter um bocadinho de muitos postais dentro de um mercado? Sobre a água? É isto mesmo… As cores são tão vivas que nem parecem reais, perca-se a admirar a quantidade e principalmente variedade de flores neste mercado e no fim, mesmo não sendo muito barato, leve algumas sementes para casa!
Onde fica - Singel, 1012 DH Amsterdam
Horário – Segunda a Sábado 9h às 17h30m – Domingo 11h às 17h30m
Preço – Não paga para passear pelo mercado, só se quiser comprar alguma flor ou
semente.


- Museu Hermitage – Esta é a principal filial do museu “original” Hermitage de São Petersburgo, embora não seja do tamanho do seu “pai” costuma ter exposições temporárias que de outra maneira só conseguiria ver numa viagem à Rússia.
Onde fica - Amstel 51, 1018 EJ Amsterdam
Horário – 10h às 17h
Preço – 29,95 euros


- Coffeshop’s – Toda a gente sabe que em Amesterdão a venda de drogas leves está legalizada, embora com recentes restrições do governo, a cidade continua a ser “minada” das chamadas coffeshop’s, são cafés/bares com alvará para a venda das mesmas drogas leves. Uma dica de um residente na cidade… Quanto mais afastado do centro, melhor a qualidade do produto, quanto mais central e comercial pior. Se seguimos o conselho? Fica a dúvida no ar…


- Red Light District – O famoso bairro vermelho de amesterdão é uma das principais atrações turísticas da cidade, ganhou o seu nome devido à luz vermelha que sinaliza os bordéis, casas de striptease, sex-shop’s, teatros para adultos, entre outros… Se gosta de contrastes, aconselhamos 2 a 3 visitas a este bairro durante a visita, uma durante a manhã, outra à tarde e uma à noite. Vai ver que o bairro (principalmente as “montras” dos bordéis) mudam literalmente do dia para a noite! Se só tiver tempo para uma visita, aconselhamos uma ida à noite onde o bairro está completamente vivo. Mas tenha atenção, é proibido tirar fotografias às prostitutas nas “montras” e nos espectáculos de Strip, não fique com a ideia errada, o bairro tem uma atmosfera alegre e divertida, desde que cumpra as regras e entre no espírito da coisa. Se for numa despedidade solteiro… Boa sorte!
Onde fica – De Wallen (Nome do bairro em holandês) Mas fica aqui o endereço de um dos muitos bares do bairro, o Red Light Bar - Oudezijds Achterburgwal 61, 1012 DB Amsterdam.


- Biblioteca de Amesterdão (OBA) – Se há um sítio que quando visitei blogues, sites, guias, etc… Quase nunca era falado era a biblioteca de Amesterdão, a Este da Centraal Station (a Este leia-se… Depois do canal enorme de água!) tem de dar um belo passeio a pé até lá, mas sabe uma coisa? Vale totalmente a pena! É um edificio extremamente moderno com 7 andares e com uma vista priveligiada da cidade, e o melhor de tudo é completamente gratuita! Aqui pode não só ver a enorme coleção de livros (técnicos/romances/literatura holandesa e estrangeira…) como pode ouvir música, ver filmes, navegar na net, tirar fotos, aproveitar para beber um café no terraço e descansar os pés num puff enquanto vê a cidade com outros olhos!
Onde fica - Oosterdokskade 143, 1011 DL Amsterdam
Horário – 10h às 22h
Preço – Gratuito

Comentários